Skip to main content

Resumo da 7ª Sessão do debate “Conversas à Quinta-feira”

Estado da Educação: Estão preparadas as Escolas?

A educação foi uma das áreas mais afetadas pelas mudanças impostas pela pandemia. As desigualdades entre os alunos agravaram-se, os professores foram obrigados a um esforço suplementar, colocou-se o desafio do domínio de competências digitais para o qual muitos não estavam preparados. Estes temas e ainda o confronto entre os manuais em papel versus a “digitalização do ensino” estiveram em debate, tendo contado com o importante contributo dos oradores convidados: Santana Castilho, João Dias da Silva e Margarida Belchior.

A imersão no digital? As escolas não estão preparadas para isso! A maioria tem “bichavelhos” tecnológicos velhíssimos. Tudo isso é uma miragem! (…) A responsabilidade é do Primeiro Ministro que mentiu despudoradamente ao país! Começou por dizer que as escolas iam ter os meios… e não vão ter coisa nenhuma!

Santana CastilhoProfessor Universitário

Aquilo que o Ministério da Educação não fez foi acautelar as condições (…) que garantissem que houvesse assistentes operacionais nas escolas, que houvesse professores em número suficiente; Anunciou um programa de digitalização e atribuição de equipamentos e de melhoria da rede informática e não aconteceu rigorosamente nada!

João Dias da SilvaSecretário-Geral da FNE

Com centenas de jovens em casa, o que aconteceu é que, de um dia para o outro, mudámos uma realidade educativa completamente. (…) Os diretores das escolas viram-se a braços com o gerir de uma escola nova, uma escola desconhecida para todos nós. (…) Muitas das recomendações da DGS, por muito que nós queiramos cumprir, são impraticáveis nas escolas!

Margarida BelchiorDiretora do CBR

Veja ou reveja na íntegra esta esclarecedora sessão do “Conversas à Quinta-feira”, moderada pelo advogado Álvaro Viegas.